Porto Alegre sediará a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/02/2008

Repensar o papel do poder público e das lideranças políticas no âmbito local é a proposta do segundo dia da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades – Inovação Democrática e Transformação Social para cidades inclusivas no século 21, que acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro, no Centro de Convenções da PUCRS, em Porto Alegre.

Para esmiuçar o tema Governança e Democracia em Cidades: Experiências de Participação Democrática, os palestrantes da Mesa de Abertura são: o cientista colombiano e ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus; o assessor do Escritório Regional para América Latina e Caribe do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Bernardo Kliksberg; o Presidente da Oficina de Consulta Pública de Montreal, Louise Roy; o Coordenador Geral de Operações da Alcaldía do Município de Valencia e do Projeto VALENCIA 2020, Plano Estratégico da Cidade, Gustavo Adolfo Urriola Sanches; prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel; e o Chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Cézar Augusto Busatto.

As políticas e iniciativas para a inclusão e a cidadania continuarão a ser debatida em outras 10 oficinas, 40 comunicações, cinco minicursos, e diversos painéis. Mas, durante à tarde, duas grandes atividades prometem oportunizar a troca de experiências de governança inclusiva e democracia bem sucedidas.

A primeira é o Painel John Dewey da Democracia Cooperativa, com a participação do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, da cientista política Thamy Pogrebinschi, do filósofo Michael Eldridge, dos professores de filosofia James Campbell e Larry A. Hickman, agendado para às 13h.

Às 15h é a vez da oficina A Experiência da Governança Solidária Local, apresentada por Busatto, um dos articuladores do evento; pelo Coordenador do Comitê Cientifico de Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, Augusto de Franco; pela Coordenadora do Projeto de Cooperação Técnica Internacional Prefeitura de Porto Alegre – UNESCO de Governança Solidária Local Mari Perusso; e Secretário Adjunto de Coordenação Política e Governança Local da Prefeitura de Porto Alegre, Toni Proença.

O prefeito profere ainda, a partir das 19h, a Conferência Magna O Modelo de Governança e Gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que encerrará as atividades do segundo dia da Conferência.










Fonte: UFFIZI Consultoria em Comunicação

Endereço: